1. Início
  2. Blog
  3. FunFute Beach

FunFute Beach

Os esportes de praia ganham cada vez mais o coração do povo brasileiro, principalmente no verão quando as praias lotam e a prática de atividade física aumenta em busca de um corpo sarado.

Contudo, os esportes de areia não se restrigem apenas a cidades praianas. Esportes como futevôlei, beach tennis, beach volley, beach soccer ganham cada vez mais adeptos no mundo inteiro. E por que não fazer FunFute na areia? Com essa ideia surgiu o FunFute Beach.

O FunFute Beach é uma versão praiana da modalidade mais divertida e intensa que mais cresce no Brasil. A modalidade pode ser praticada na praia ou em caixas de areia de qualquer lugar e mistura a atividade funcional com elementos do futebol de areia e futevôlei, melhor que isso só fazendo.

E quais são os benefícios da prática do FunFute Beach?

Natureza

Grande parte da população não gosta de treinar em lugares fechados ou da rotina de algumas atividades físicas, é por isso que os exercícios realizados ao ar livre tendem a ser mais agradáveis e cada vez mais pessoas procuram o contato direto com a natureza, respirar o ar fresco, sentir o vento no rosto, ter sensação de amplitude e espaço ilimitado e muito mais. O FunFute Beach proporciona essa maior interação com a natureza, fazendo com que a prática do esporte ao ar livre seja um grande prazer.

Recentes estudos demonstram que a prática de atividade em locais rodeados pela natureza reduzem o estresse, aumenta a energia e gera sensação de bem-estar e positividade. Além disso, pessoas que treinam ao ar livre tendem a ter melhor performance e maior assiduidade de quem faz exercícios em lugares fechados.

Terreno

Quando realizamos treino na areia devemos levar em conta a qualidade do terreno utilizado. Há superfícies de areia dura que tem praticamente o mesmo efeito que o asfalto e há superfícies de areia fofa que reduzem consideravelmente o impacto nas articulações.

Além disso, a baixa reatividade e instabilidade da areia aumentam o trabalho muscular e exigem maior energia para realização das atividades, sendo mais intenso que se realizado em superfície lisa. Isso ocorre porque a areia provoca maior resistência física durante o contato, auxiliando no fortalecimento da musculatura e queimando muitas calorias.

Além disso, o nosso corpo absorve cargas elétricas devido ao constante contato com dispositivos elétricos durante o dia, aumentando estresse, ansiedade, entre outros. O contato com a areia promove um processo de aterramento equilibrando as cargas elétricas presentes no organismo e descarregando as energias ruins acumuladas. FunFute Beach também trás boas energias!

Propriocepção, coordenação motora e prevenção de lesões

A irregularidade e instabilidade do terreno aumentam o trabalho de propriocepção muscular que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua orientação e posição, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais sem precisar utilizar a visão, auxiliando na melhoria de equilíbrio, coordenação motora  e prevenção de lesões.

Vitamida D

A prática ao ar livre e contato com o sol é a melhor forma de sintetizar a vitamina D. Esta vitamina é fundamental para garantir o desenvolvimento ósseo, pois é responsável pela fixação do cálcio.

Essa vitamina é deficiente em grande parcela da população mundial e pode levar à redução dos níveis de cálcio no sangue, podendo provocar diversos sintomas, como o aumento da incidência de fraturas ósseas e doenças, como a osteoporose.

Contudo, é necessário tomar alguns cuidados com a prática de atividades físicas na areia. Por se tratar de um terreno irregular, o risco de lesões ligamentares para indivíduos despreparados é maior. Portanto, é necessário procurar um profissional bem qualificado para ministrar as atividades e ativar bem a musculatura para a realização das atividades.

Aumento do rendimento no futebol x treino na areia

Mas cuidado! Se o seu foco está totalmente voltado para o aumento do rendimento no futebol de campo ou salão, talvez o treinamento na areia não seja o mais adequado para você! Isso porque o trabalho deve ser voltado para um princípio básico da treinamento esportivo que é a especificidade.

Ou seja, o treinamento de futebol deve ser específico ao terreno que será aplicado, seja no piso de salão ou na grama.

Tratamos o futebol como uma atividade altamente complexa que envolve atividades integradas e imprevisíveis. E por muito tempo o treino em caixa de areia foi tido como opção para melhoria da velocidade de deslocamento, resistência e agilidade.

Contudo, os estudos científicos mostram que os efeitos de curto e médio prazo de treinos na caixa de areia não contribuem para o aumento da velocidade de deslocamento ou da força explosiva. Pelo contrário, muitos relatos apontam perda de desempenho nesses índices com treinos que a utilizam como meio.

Estudos demonstram que a areia deixa o atleta de futebol mais lento no campo, isso porque o componente elástico muscular na areia acaba perdendo energia cinética sobre forma de calor, justamente por ficar muito tempo em contato com o solo em cada passada.

Para se deslocar em alta velocidade, um jogador necessita que o tempo de contato a cada aplicação de força no solo seja muito pequeno, com movimentos muito rápidos, que gerem ação e explosão. Na areia acontece justamente o contrário: O tempo de contato entre o seu pé e o solo, a cada movimento, é maior do que quando realizado na grama, ou outra superfície mais dura, não promovendo sobrecarga adaptativa ao aumento de velocidade.

FunFute Beach

Mas se o seu objetivo é ter uma atividade extremamente divertida e focada em resultados interdisciplinares, a melhor opção é conhecer a modalidade que mais ganha o coração dos praticantes na sua versão na areia com os diversos benefícios que a atividade pode promover. Então, cola no FunFute Beach que é sucesso!

E conheça nossas outras modalidades na versão PREMIUM e PRO.

E se você deseja ser franqueado FunFute, a opção na areia se torna ainda mais interessante por diminuição dos custos e aumento do faturamento.

Post anterior
Vale a pena investir em um box de Crossfit?
Próximo post
Como curar a depressão? Atividade física!
Menu